Introdução
A literatura infantil exerce um papel essencial na formação da identidade e na compreensão de mundo das crianças. Em uma sociedade cada vez mais plural, inclusiva e exigente quanto à empatia e respeito às diferenças, é vital compreender como os livros infantis contribuem não apenas para a alfabetização e o gosto pela leitura, mas também para a construção de valores, do pensamento crítico e da criatividade.
Justificativa
Diante da crescente demanda por representação e inclusão, a literatura infantil tem o poder de refletir e transformar a sociedade, sendo um meio eficaz de estimular a empatia, a inteligência emocional e a valorização da diversidade desde cedo. Investir em leituras de qualidade na infância é investir na formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes.
Objetivos
Geral:
Analisar como a literatura infantil contribui para o desenvolvimento da leitura em crianças, destacando seu papel na formação de habilidades linguísticas, estímulo à imaginação e promoção de valores.
Específicos:
- Analisar como a literatura infantil estimula o hábito de leitura;
- Identificar os benefícios da leitura para o desenvolvimento infantil;
- Explorar a relação entre literatura e formação de valores.
Referencial Teórico
4.1 A Importância do Hábito de Leitura
A leitura é uma experiência pessoal e simbólica, que vai muito além da decodificação de palavras. Segundo Martins (2005), ler é atravessar universos, expandindo vocabulário, compreensão textual e habilidades cognitivas. Para Figueiredo (2004), a leitura é um conjunto de processos perceptuais, linguísticos e conceituais que interagem com a memória de longo prazo.
Autores como Cagliari (1994) e Abramovich (2012) reforçam que ler é fundamental para o acesso ao conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico. Jensen (2002) destaca que a exposição às palavras desde cedo estimula o córtex auditivo, influenciando diretamente o desenvolvimento da linguagem.
Na fase escolar, a biblioteca escolar torna-se essencial para dinamizar o acesso à leitura, como afirmam Silva (1993) e Sandroni & Machado (1991). Souza (2004) ressalta que o gosto pela leitura floresce em comunidades leitoras, onde a literatura é vivida intensamente.
4.2 Literatura Infantil: Incentivo ao Hábito de Leitura
A literatura infantil utiliza linguagem simples, ilustrações envolventes e narrativas cativantes para estimular a imaginação. Coelho (1991) a define como abertura para uma educação integral, promovendo formação humanística e emocional. Nascimento e Barbosa (2006) destacam o papel da família e da escola no estímulo à leitura.
Barros (2013) afirma que a literatura infantil auxilia na compreensão do mundo, enquanto Sandroni & Machado (1998) apontam que ela ajuda a interpretar experiências da vida real. Tais histórias também transmitem valores como amizade, respeito e honestidade, moldando o caráter das crianças.
Segundo Vigotsky (1992), a imaginação é parte inseparável do pensamento realista, sendo, portanto, essencial ao desenvolvimento cognitivo e criativo. Abramovich (1989) reforça que é por meio da literatura que se descobrem outras culturas, éticas e realidades.
A literatura infantil também promove diversidade, desafiando estereótipos e incentivando a empatia ao apresentar diferentes vivências humanas. A leitura em voz alta fortalece os laços familiares, promove segurança emocional e ajuda as crianças a se expressarem. Para Abramovich (1989), os pais têm um papel essencial na iniciação dos filhos à leitura.
Considerações Finais
A literatura infantil é muito mais que entretenimento: ela é ferramenta de formação de leitores, de cidadãos conscientes e sensíveis. Estimula o hábito de leitura, forma valores, desenvolve empatia e prepara as crianças para viverem em uma sociedade plural e diversa. Cabe à família e à escola oferecer condições para que a leitura se torne prazer e não imposição.
Referências Bibliográficas
- ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989, 2012.
- BARROS, Vera. A literatura infantil como incentivo à leitura. 2013.
- CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 1994.
- COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Ática, 1991.
- FIGUEIREDO, J. Leitura e compreensão textual. Lisboa: Relógio D’água, 2004.
- FOUGAMBERT, Jean. A leitura: do texto à compreensão. 1994.
- JENSEN, Eric. O cérebro da criança. Porto Alegre: Artmed, 2002.
- MARTINS, Ana. Leitura e formação do leitor. São Paulo: Ática, 2005.
- NASCIMENTO, Ana Paula; BARBOSA, Rita. A formação do hábito de leitura. 2006.
- OLIVEIRA, Zilma. O prazer da leitura. São Paulo: Moderna, 2008.
- SANDRONI, Laura; MACHADO, Ana Maria. Como incentivar o hábito da leitura. 1991.
- SILVA, Eliana Yunes. Biblioteca escolar: espaço de leitura. 1993.
- SOUZA, R. Leitura e mediação cultural. São Paulo: Páscoa Editora, 2004.
- VIGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1992.